Quem é quem

daiana damião

Com 10 anos de estrada, seu primeiro trabalho executado profissionalmente foi com os rappers do grupo R.93. Depois foram várias participações em apresentações de artistas do sul fluminense como Raí Freitas e Amplexos, além de participações em gravações de artistas de notoriedade nacional como Lekinn e Thiago Elnino. Como compositora tem parceria com a cantora e pianista Maira Freitas. Em 2020, gravou em casa e lançou o single "Eu lhe dei amor". Desde 2018 é vocalista do grupo Juremeiros. Também é integrante do Um mundo Só, conexão entre Brasil e Chile, grupo onde canta e compõe.

[aniversário: 22 de fevereiro]

deivid ramos

Natural de Volta Redonda. Iniciou os estudos musicais em 1993 no projeto Volta Redonda Cidade da Música. Durante 15 anos foi responsável pela Banda Marcial e pelo ensino de música em escolas da Rede Municipal. Formado em Licenciatura pelo Conservatório Brasileiro de Música em 2010. Segue trabalhando como professor de Arte e musicalização em escolas da rede privada de Barra do Piraí, Piraí e na APAE de Pinheiral. Em 2018 foi convidado para integrar o projeto Samba da Jurema e desde então é integrante do grupo Juremeiros como trombonista. Além do trombone, também toca tuba, teclado, ukulele, escaleta e instrumentos para a musicalização infantil.

[aniversário: 05 de setembro]

igor bravo

Na adolescência, estudou teoria musical com o maestro Télio Francisco da Costa, além de cavaquinho e violão com professores particulares de Lavras-MG. Estudou guitarra e harmonia com o professor Setas Marassi, violão e harmonia com o professor Ciron Silva, cavaco e choro com Andiana Freitas, na Fundação CSN, e posteriormente com Jayme Vignoli na Escola Portátil de Choro, no Rio, onde também foi aluno de violão dos professores Paulo Aragão e Maurício Carrilho, e de solfejo da professora Naomi Kumamoto. Ainda no Rio, estudou percepção musical no CIGAM e, posteriormente, em Volta Redonda, com o professor Paulo Blanc. Participou de grupos de samba e pagode de Lavras-MG, desde os 12 anos, com destaque para o Grupo Inovação, com quem trabalhou por 6 anos. Em Volta Redonda, trabalhou com diversos grupos, entre eles as bandas Bloco de Concreto, Quarteto Arigó, Zagaia de Gancho, Quinteto Sambulua, SambaRockClube, Samba do Abacateiro, Willian Moreno Jazz Quarteto e os blocos de carnaval Filhos da Privada e Bloco da Vida. Atualmente, é cavaquinista do Regional Café com Choro e desde 2018 integra o grupo Juremeiros, além de atuar como professor de cavaquinho e violão do Instituto Musical Rogério Valente.

[aniversário: 28 de outubro]

ld

Se apresentava em bares do Complexo da Califórnia, e como tinha uma relação com a cena do RAP em Volta Redonda, participou do Projeto A Fantástica Roda de Rap com Samba formado por Mc's e músicos da cidade, o projeto teve fim em 2017. Em 2018, com a criação do projeto solidário Samba da Jurema, ele integra o grupo Juremeiros.

[aniversário: 24 de fevereiro]

mestre andré

Músico, baterista autodidata, dj e percussionista focado em um eterno estudo pelos sons da música negra enraizados no nosso país, mas com antenas para o mundo. Entre suas habilidades musicais estão o violino, viola, percepção musical e coral no projeto "Volta Redonda, cidade da música" de abril de 1998 a 2007. Como baterista e percussionista, teve participação em algumas gravações de estúdio com artistas como Thiago Elniño, Lenine, Analiz, Raí Freitas e Ubandão, Nei Mesquita, Lekinn, Mandu e Hugo Cunha. Também foi músico em shows de artistas como Marcelo Yuka, Bnegão, Síntese e Marquinhos Sathan. Já tocou com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda (1999 - 2006), Grupos Percussivos e blocos de carnaval de rua (2004 - 2009), Thiago Elniño e Sapiência (2007), Amplexos (2010 até o presente), Sambulua (2011), Ubandão (2013 até 2017), Vitrolando (2018 - 2019), Samba do Abacateiro (2018 até 2021) e desde 2018 faz parte do grupo Juremeiros.

[aniversário: 08 de janeiro]

pedro cabral

O contato com a música se inicia na infância, em um contexto familiar de parentes músicos e a partir da aproximação da musicalidade afro religiosa, a qual possui profunda relação com a sua identidade musical. Em 2010, inicia a trajetória profissional no grupo Caçarola Samba Show, já como percussionista. O contato com o Carnaval de rua, através da participação na bateria de blocos e escolas de samba, também enriqueceu experiência no mundo do Samba. Desde 2018 é músico percussionista do grupo Juremeiros e compositor, desenvolvendo trabalho em uma tentativa de traduzir, através da percussão, as relações entre os ritmos africanos e a musicalidade popular brasileira.

[aniversário: 22 de maio]

pedro morais

O contato com a música se dá na infância com a família de músicos e assim como a musicalidade afro religiosa, que permeia todo o trabalho como músico e compositor. Hoje estuda licenciatura em Música pelo UBM. Desde 2018 é músico percussionista do grupo Juremeiros.

[aniversário: 10 de março]

pedro toledo

Iniciou o estudo com a música em 2017. Já em 2018 participou do projeto solidário Samba da Jurema, quando integra o grupo Juremeiros. Também participou das gravações de dois álbuns do "Thiago Elninõ", "Amplexos", "Lekinnn" e "BBHT".

[aniversário: 15 de março]

rafinha black

Artista por natureza, integrou o grupo Toque Feminino (2002/2004), o grupo Origem Feminina, a Bateria Poerão do Conforto (2006/2007), o Bloco Carnevalesco do Bairro Conforto, a Orquestra Tambores de Aço da Fundação CSN (2011), projeto em que se profissionalizou como percussionista. Também integrou o Fantástica Roda de Rap com Samba, o grupo Afro Iya Mi Dunda (2019), grupo afro com trabalho percussivo e músicas autorais com resgate na cultura Afro e da religiões de Matriz Africana e Afro brasileira. Teve passagem pelo Toque de Dandaras e Dandaras (2018/2021), grupo com formação feminina criado para empoderamento e fortalecimento de mulheres através da música e da arte enaltecendo e representando compositoras que engrandeceram e ajudaram a escrever a história do Samba. Desde 2018 faz parte do projeto solidário Samba da Jurema, integrando o grupo Juremeiros.

[aniversário: 18 de julho]

RAPHAEL GARCÊZ

Desde 2001 na música, multi-instrumentista, é professor de música graduado em Licenciatura em Música, produtor musical e engenheiro de áudio no estúdio Quarto da Vó Penga com o Beatbass High Tech desde 2005. Músico profissional desde os 15 anos, toca Violão 7 Cordas com os Juremeiros (desde 2018), baixista no grupo de Ska Los Benicios Faltosos. Professor de Apreciação Musical na Escola Vocacionada à Música pelo Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, onde também desenvolve trabalhos de Musicalização com pessoas com deficiência e TEA no CEMAE - BM e APADEM - VR pelo SESC Barra Mansa. Atua com musicoterapia para idosos no Lar Vovô Ziemer. Coautor junto a Victor Oliveira do capítulo Samba da Jurema: Axé e música Agregando Culturas e Espaços, no Livro História da Intolerância Religiosa no Brasil: Desafios na contemporaneidade, Kliné Editora.

[aniversário: 30 de outubro]

tolen

Formado em Produção Fonográfica pela Estácio de Sá, é músico percussionista, compositor e produtor fonográfico. Há 16 anos integrante da banda Amplexos, projeto que possibilitou tocar com artistas como MarceloYuka (O Rappa), MC Marechal, Síntese, Bnegão e OgheneKologbo (Fela Kuti). Acompanhando shows, gravações eperiódicos, do rapper Thiago Elñino, que me possibilitouestar nos palcos com Tássia Reis, Doralice, Zudzilla, Afroito, Amiri e outros grandes artistas do cenário, também em gravações. Desde 2018 é integrante dos Juremeiros, grupo oriundo do projeto solidário Samba da Jurema.

[aniversário: 06 de maio]

VICTOR OLIVEIRA

Graduado em licenciatura em Música e mestrando em Musicologia pela Unirio. Atua como professor de música em escolas da região Sul Fluminense. Em sua trajetória está o estudo de violão e participações em rodas de samba no Rio de Janeiro. Também é coautor, junto a Raphael Garcêz, do capítulo Samba da Jurema: Axé e música Agregando Culturas e Espaços, no Livro História da Intolerância Religiosa no Brasil: Desafios na contemporaneidade, Kliné Editora. Desde 2018 faz parte do grupo Juremeiros.

[aniversário: 19 de outubro]